Drug Portal

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA avisa que podem ocorrer graves problemas respiratórios com o uso de gabapentina e pregabalina em pacientes com factores de risco respiratório, tais como o uso de analgésicos opióides e outros analgésicos opióides. Food and Drug Administration) adverte que podem ocorrer sérias dificuldades respiratórias com o uso de gabapentina e pregabalina em pacientes com factores de risco respiratório, tais como o uso de analgésicos opióides e outros medicamentos depressivos do sistema nervoso central (SNC), doenças tais como DPOC que reduzem a função pulmonar, idade avançada, etc.

br>

Gabapentina e pregabalina são medicamentos aprovados em várias indicações, tais como epilepsia e dor neuropática. A sua utilização tem aumentado nos últimos anos. São frequentemente combinados com depressores do SNC (opiáceos, ansiolíticos, antidepressivos, anti-histamínicos…), o que pode aumentar o risco de depressão respiratória. Em pacientes que tomam gabapentinoides sozinhos, há menos provas de risco de problemas respiratórios graves.

br>

A FDA exige que estes avisos sejam acrescentados à informação de prescrição e que sejam realizados ensaios clínicos para avaliar o potencial de abuso, particularmente em combinação com opiáceos, com especial atenção aos efeitos depressivos respiratórios.

>br>

As doentes e os seus prestadores de cuidados devem procurar atenção médica imediata se ocorrerem sintomas relacionados com problemas respiratórios, tais como

– Confusão ou desorientação

– Tonturas ou tonturas invulgares

– Sonolência extrema ou letargia

– Lento, raso, ou respiração difícil

– Incorresponsividade (não responder ou não reagir normalmente ou não conseguir acordar)

– Pele azulada ou tingida, especialmente lábios, dedos das mãos e dos pés

br>>p> A FDA recomenda que ao prescrever gabapentina ou pré-gabalina a pacientes que estejam a tomar opiáceos ou outros depressivos do SNC, tais como benzodiazepinas, pacientes com doenças respiratórias, ou pacientes idosos, comece com a dose mais baixa e monitorize o possível aparecimento de sintomas de depressão respiratória.

>br>>br>>p> A nota de segurança completa pode ser lida no seguinte link:

>br>>br>>p> https://www.fda.gov/drugs/drug-safety-and-availability/fda-warns-about-serious-breathing-problems-seizure-and-nerve-pain-medicines-gabapentin-neurontin<

Este link irá abrir-se numa nova janela

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *